Cálculo de Frequência Cardiaca

Vários estudos indicam que o indivíduo deve procurar manter-se dentro de uma “Zona Alvo de Treinamento” para atingir os seus objetivos , para tanto : (ACSM – fonte: Filho, José Fernandes, 1999 )

FCmáx = 210- (0,65 x idade)
Cálculo da zona alvo de trabalho
Limite inferior (LI) = FCrep + 0,6 (FCmáx – FCrep)
Limite superior (LS)= LI + 0,675 (FCmáx – LI)
FC Recuperação = FCrep + 0,56 (FCmáx – FCrep)

Assim, existem 6 “zonas alvo” que correspondem diretamente a níveis de intensidade de exercício diferentes e por sua vez, utilizam-se de diferentes mecanismos de transporte metabólico e respiratório no organismo:
(ACSM – fonte: Filho, José Fernandes, 1999)

Calcular Frequencia cardiaca máxima para exercicios

Então, para calcular a zona alvo de treinamento individualizado com os exibidos na tabela acima :

FCtreino = (FCmax – FCrep) x % + FCrep

Exemplo, indivíduo com FCmax de 145 bpm e FCrep de 75 bpm que deseja fazer reabilitação (zona 01 da tabela acima) :

= ( 145 – 75 ) x 40% + 75 = 103 bpm (limite inferior)
= ( 145 – 75 ) x 60% + 75 = 117 bpm (limite superior)

Então a freqüência de treino deste indivíduo será de 103 a 117 batimentos por minuto.